Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Coisas Boas de Contar

"ao escrever sei esclarecer tudo, os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias." Anne Frank

Coisas Boas de Contar

"ao escrever sei esclarecer tudo, os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias." Anne Frank

Qui | 06.06.19

Santos POPULARES - Viva o Santo António e Viva o S. João

Contei

 

c81e728d9d4c2f636f067f89cc14862c-11.jpg

Mês de Junho é sinal de Santos por todo o nosso pais!!! Lisboa festeja o Santo António, de 12 para 13, e o Porto, o S. João, de 23 para 24!!!! Como sabem são festas, repletas de animação, onde o povo (moradores, estudantes, turistas entre outros) saem à rua para comer, beber, divertir-se e socializar!!! As ruas enchem-se de cores com os balões, arcos, flores e, os famosos, manjericos (o belo do cheiro, do manjerico, que a minha mãe alega ser o responsável pela minha mancha na barriga - o meu pai deu-lhe a cheirar um, quando estava grávida de mim, e ela odiou - Mito sobre a minha mancha e motivo do ódio pelo cheiro, por parte da D. Júlia)!

 

Voltando ao tema: Em Lisboa temos as marchas populares, de cada bairro, com transmissão, em direto, na TV (nunca vi do principio ao fim)!!! Já nos largos e vielas come-se o caldo verde e a sardinha assada ao som dum bailarico (Quim Barreiros "in the house")! Isto na noite de 12 (embora os festejos sejam o mês todo). No dia 13, sai de Alfama a procissão de Santo António - local onde o Santo Nasceu em Mil cento e qualquer coisa!!! E agora o choque!!! Em 26 anos perto da Capital... nunca fui aos Santos Populares (já sinto pessoas a terem ataques cardíacos por minha culpa)!!! Eu posso explicar: há quem goste de ir a festivais de verão pelo espirito, convívio e a possibilidade de ver várias bandas (e levar cabeçadas, pontapés, pisadelas... entre outros) e há quem prefira ir a um concerto, só daquela banda, e de preferência no balcão onde há menos confusão... Eu prefiro a 2ª opção embora a 1ª me agrade e até já tenha ido a alguns. Enfim... talvez este ano, seja o ano .

 

Continuando: No Porto, a festa, é semelhante mas existe o famoso fogo de artificio que é lançado à meia noite em Pleno Rio Douro e os balões de ar quente... dizem que é uma visão maravilhosa!!! A noite, pelo que percebi, a um ex colega lá de cima, acaba com uma dormida na praia e muitas vezes com um banho matinal refrescante no mar (acho que é tradição - alinhava nisto)!!!

 

Enfim... Onde estiverem... aproveitem os Santos!!!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.