Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Coisas Boas de Contar

"ao escrever sei esclarecer tudo, os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias." Anne Frank

Coisas Boas de Contar

"ao escrever sei esclarecer tudo, os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias." Anne Frank

Qua | 27.05.20

Comida lá de Casa #11 - Iogurtes Caseiros (Naturais)

Contei

IMG_6673.jpg

Esta história de estar de quarentena transformou várias pessoas em cozinheiros profissionais, pasteleiros em ascensão e em "bichos tontos que estão sempre a inventar"!!! Bem, este é um POST relacionado com o último caso!!!

 

Cá por casa existem 2 bichos devoradores de iogurtes!!! Abres a porta do frigorifico hoje e "há" e abres a mesma porta amanhã e "já não há"!!! Com preguiça de sair, só para comprar iogurtes, e ainda existindo uns gregos no frio lembrei-me da máquina que me deram há uns 3 ou 4 natais atrás, para tratar deste tema (foi prenda dos sogros)!

 

Retirada da prateleira (sim, tem coisas em chinês ou japonês ou... seja lá o que for!!! Foi uma compra feita no https://www.stock-off.com/ - o meu sogro prefere comprar tudo online do que meter-se na confusão à procura das prendas) foi só fazer a receita e pôr a fermentar!!!

 

Ingredientes:

  • 1 pacote de leite meio gordo (era o que tinha, mas podem usar gordo se preferirem);
  • 1 Iogurte Grego Natural (usei marca branca Pingo Doce);
  • 2 Colheres de Sopa de Açúcar (opcional - depende se querem os iogurtes mais doces ou não);

 

Preparação:

Numa panela colocar o leite e deixar aquecer até conseguirem meter o dedo, lá dentro, e aguentar uns 5 segundos. Se tiverem um termómetro perfeito! O ideal é os 40ºC... não? Então aguentem o dedo! Aguentaram? Perfeito!!! Ora de juntar as 2 colheres de açúcar e o iogurte grego!!! Mexam o preparado... e transfiram para a iogurteira ou para os frascos (não precisam de uma iogurteira para conseguirem fermentar os iogurtes! Se tiverem frascos de vidro onde os possam colocar, embrulham numa manta, pano, cobertor ou outro e enfiam no forno).

 

IMG_6671.jpg

O ideal para que fiquem sólidos é no mínimo as 12 horas de fermentação (gosto de fazer à noite para dormir descansada - tipo 21h/22h). Caso os queiram mais líquidos aconselho umas 8horas! E voilá!! 8 Iogurtes caseiros em... 10 minutos de preparação (o resto estamos a dormir )!

 

Eu gosto de os comer misturados com cereais (imagem que parece... uma coisa estranha )!!!

 

Bom Apetite!